Dermatologista baiano aponta tendências para segundo semestre de 2024
05/08/2024
Clínica Osmilto Brandão adota principais tendências da dermatologia estética coerana, com tratamentos inovadores, pautados no rejuvenescimento e prevenção No cenário pautado pelo acelerado ritmo imposto pelos avanços tecnológicos, um novo movimento toma conta da dermatologia estética: a busca pela longevidade de uma pele saudável. Para alcançar este objetivo, as tendências apontam para o uso de princípios ativos extraídos da natureza, que possuem rápida capacidade de regeneração e promovem a saúde cutânea de forma integral, e tecnologias que garantam resultados sem sofrimento.
Dr Osmilto Brandão atua com dermatologia estética há mais de 20 anos, sempre trazendo inovações para o Brasil
Acervo pessoal
O dermatologista baiano Osmilto Brandão (CRM 8420), especialista em dermatologia estética (RQE 13018), foi buscar essas novas tendências diretamente na fonte, em viagem realizada no mês de março deste ano à Coreia do Sul, que hoje se apresenta como líder mundial em tecnologia dermatológica.
“A Coreia do Sul possui um grande parque industrial, com investimento em ciência e tecnologia, para atender uma demanda que é muito cultural. Tanto as mulheres como os homens, possuem um cuidado muito grande com a pele, não à toa, esse tipo de pele se tornou o objeto de desejo de mulheres mundo afora”, contou.
Entre as tendências que mais se destacam, estão os tratamentos de dermatologia regenerativa, onde os princípios ativos, associados às tecnologias, vão atuar diretamente na revitalização de células antes consideradas inativas, a exemplo do colágeno, que nosso corpo perde em virtude do envelhecimento, promovendo hidratação, melhor textura e elasticidade da pele.
“Há 26 anos atrás quando comecei a trabalhar com dermatologia estética, os pacientes já chegavam no consultório pedindo por uma cirurgia plástica. Hoje os pacientes falam em rejuvenescimento e prevenção, através de tratamentos que sejam minimamente invasivos. Entendo que estamos na era da naturalidade e da busca pela qualidade da saúde da pele, para evitarmos exageros e maiores intervenções no futuro”, frisou.
Pele ao natural
Na lista dos tratamentos que atuam de forma preventiva, garantindo melhores resultados na busca por pelo tônus natural da pele, estão aqueles à base de princípios ativos extraídos da natureza, como o exossomos, o PDRN do Salmão e Nanogold.
Promovendo uma comunicação intracelular, os exossomos, vesículas extraídas de células-tronco, atuam diretamente nas células envelhecidas ou em processo de envelhecimento, proporcionando sua regeneração, além de estimular a produção de colágeno. Seu uso é recomendado também na medicina, para pacientes em tratamento de úlceras diabéticas e cicatrização da pele.
Já o PDRN do Salmão, ou polinucleotídeo, é uma substância derivada do DNA do salmão, extraída do esperma do animal. No corpo humano, o PDRN age na regeneração e na revitalização da pele, com grande potencial de cicatrização de feridas, estímulo de produção de colágeno, elastina e de ácido hialurônico.
Já o Nanogold são pequenas partículas de ouro em nanotecnologia. Na forma líquida, em contato com a pele e exposto à dose certa de calor, o nanogold libera substâncias que agem nas células que produzem colágeno, alcançando assim sua função rejuvenescedora e clareadora de manchas.
“Durante a viagem, os coreanos nos apresentaram um novo produto, que é um protetor solar com nanogold, ou seja, você ativa um tratamento de rejuvenescimento na sua rotina diária, ao mesmo tempo que se expõe ao sol, um dos maiores vilões da pele. Isso é inovação”.
Segredo da pele coreana
Associado aos tratamentos de rejuvenescimento, a Coreia do Sul já começou a exportar para todo o mundo um novo peeling que permite que qualquer pessoa tenha a tão desejada pele lisinha e sem manchas das mulheres coreanas.
O Lha La Peel é um peeling superficial aplicado seguindo um protocolo de três etapas, que ficou popularizado após Lady Gaga e Demi Moore realizarem às vésperas do Oscar. Com tecnologia inovadora e minimamente invasiva, um dos destaques do tratamento fica por conta do resultado imediato que, diferente dos outros peelings, não gera o efeito de descamação ou vermelhidão na pele.
“Além disso, a pele fica com aspecto de brilho, viço, ‘glow’, efeito lifting e clareia a pele. O paciente sai do consultório pronto para qualquer evento, que é inclusive a maior indicação (fazer o peeling antes de ocasiões especiais), como por exemplo um casamento”, frisou.
Dr Osmilto e grupo de dermatologistas, conhecendo o Lha La Peel
Acervo pessoal
Mais tecnologia, menos dor
Dr Osmilto esclarece que esses princípios ativos já estão em uso no Brasil, porém o que muda é a tecnologia aplicada, que se adequa a uma necessidade atual de gerar mais conforto ao paciente.
Há quatro anos, por exemplo, eram usados lasers de milissegundos, que apesar dos resultados, as sessões geravam grande desconforto, e o paciente precisava por vezes passar uma semana em casa, evitando a exposição ao sol. “Isso hoje não é mais aceitável”, frisou Dr Osmilto.
Com o avanço da tecnologia coreana, o laser de picossegundos age diretamente nas células de colágeno, sem agredir a pele. É um tratamento menos invasivo, permitindo que o paciente siga normalmente sua rotina.
“Outro exemplo é o jato de plasma, usado no tratamento de manchas, rugas e flacidez, mas que agride muito a pele, gerando grande inchaço, em virtude da alta temperatura, acima de 60°C. A novidade, que já está em teste no Brasil, é Cold Plasma (o Transkin), que além do potencial dermatológico, trata algumas patologias como psoríase, dermatites e vitiligo”, acrescentou.
Dermatologista da comitiva à Coreia do Sul, conhecendo a empresa Bison
Acervo pessoal
Mais uma tecnologia que também está em uso no Brasil, é a radiofrequência microagulhada da coerana Bison, o Elladerm, que segundo Dr Osmilto revoluciona este tipo de tratamento, por ser totalmente indolor.
“A radiofrequência microagulhada ficou muito conhecida através do Morpheus, uma tecnologia norte americana, que precisa ser realizada em centro cirúrgico, com o uso de anestésico e, em alguns casos, até com sedação. Na minha visita à Coreia do Sul eu testei a tecnologia do Elladerm no meu rosto e posso afirmar que se trata realmente de uma grande inovação no mercado dermatológico”, pontuou.
Sobre a Clínica Osmilto Brandão
Com duas unidades da capital baiana, no Caminho das Árvores, a Clínica Osmilto Brandão é um espaço voltado para tratamentos estéticos (faciais e corporais), dermatológicos e capilares. Em mais de 20 anos de atuação, já foram atendidos mais de 100.000 pacientes e realizados mais de 30.000 procedimentos estéticos, amparados por mais de 10 especialistas e o que há de mais moderno e inovador no segmento, para alcançar resultados que gerem conforto, bem-estar e recuperação da autoestima dos pacientes.
Serviço
Clínica Osmilto Brandão
Av. Tancredo Neves 1632. Sala 1813 - Torre Sul. Caminho das Árvores
Av. Tancredo Neves 620. Sala 1218. Caminho das Árvores
Contatos: (71) 3204-5650 ou (71) 9 9880-2640 (WhatsApp)
Site: www.clinicaosmiltobrandao.com.br
Instagram: @clinicaosmiltobrandao